quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Oceanografia part.2

Especializações da carreira de Oceanografia

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro daOceanografia:
  • Gestão Ambiental AquáticaEspecialização onde o oceanógrafo estuda e desenvolve métodos de exploração sustentável dos recursos aquáticos. Nesta especialização o profissional de oceanografia pode atuar na indústria auxiliando no processo de exploração comercial das águas ou então coordenando projetos de preservação ecológica.
  • Limnologia: Nesta especialização, o profissional de oceanografia atua em projetos de preservação de cursos de água doce tais como rios, riachos e lagos.
  • Oceanografia Biológica: Especialização onde o profissional estuda as formas de vida aquáticas e as dinâmicas dos ecossistemas onde elas vivem.
  • Oceanografia Física: Carreira onde o oceanógrafo estuda o aspecto físico dos mares, determinando correntes marítimas, marés e também fenômenos climáticos.
  • Oceanografia Geológica: Especialização onde o profissional de oceanografia estuda o mapeamento do fundo dos oceanos, a composição do solo e verifica a existência de recursos minerais.
  • Oceanografia Química: A Oceanografia Química estuda a composição das águas para determinar a saúde dos ecossistemas e verificar os níveis de poluição a que estão submetidos os organismos vivos. Pode trabalhar na recuperação de ambientes aquáticos poluídos ou então na preservação de ambientes saudáveis.

Carreira em Oceanografia: Aspectos Favoráveis

A regulamentação da profissão de oceanógrafo é recente no Brasil, a carreira passou a existir oficialmente a partir de 2008. A oceanografia é uma carreira nova e com poucos profissionais especializados no mercado.
Com a exploração do Pré-Sal brasileiro nos próximos anos, empresas de petróleo tais como a Petrobrás, que perfura poços no oceano, tendem a contratar muitos profissionais de oceanografia.
Há excelentes oportunidades para profissionais de oceanografia nas indústrias de papel e celulose e também em projetos de preservação ambiental tais como o a ONG Tamar, projetos de preservação dos grandes peixes da Amazônia tais como o Pirarucú e projetos de proteção as baleias.
A utilização de técnicas de oceanografia para a produção de ostras, mexilhões e camarões de modo artificial também é muito promissora.

Carreira em Oceanografia: Aspectos Desfavoráveis

Como se trata de uma profissão nova, o mercado para oceanografia no Brasil ainda é pequeno e temos uma grande concorrência pelas melhores vagas de emprego. Outra desvantagem é que muitas vezes o profissional de oceanografia é enviado para locais poluídos ou então remotos para trabalhar.


fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/oceanografia/
Acessado dia: 13/11/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário